Skip to Content
Personal Insights
作者的资料照片万博新体育手机客户端hristopher Magalhães

SAP ACM Agricultural Contract Management – DPQS

SAP ACM Agricultural Contract Management – DPQS

SAP ACM Gerenciamento de Contratos Agrícolas – PQPD

Neste blog vou fazer uma abordagem de uma das principais funcionalidades e benefícios do móduloACM.

DPQS – Discount Premium Quality Schedule

PQPD – Programação de Qualidade de Premio ou Desconto

Calador%20retirando%20amostras%20da%20carga

Calador retirando amostras da carga

科莫acontece na公关ática:

Existem alguns aspectos e características de qualidade que são avaliadas quando se tratamos de uma commodity, dentro de uma negociação de commodity alguns pontos de qualidades são definidos, afim de atestar a padronização no que se refere a qualidade.

Quando há um recebimento de uma carga de commodity é realizado uma análise das características do produto, a partir desta análise são apuradas valores destas características analisadas que definem se a qualidade do produto está de acordo com a padronização definida pela empresa em contrato entre as duas partes.

Vou citar um exemplo da SOJA:

Quando há um recebimento de SOJA, essa carga é classificada, ou seja, é retirado uma amostra do produto que está no caminhão geralmente por um equipamento chamado calador, para que se possa analisar características específicas do produto. As principais características analisadas são: UMIDADE, AVARIADOS, IMPUREZA, ESVERDEADOS. Após realizado esta análise é aplicado um prêmio ou um desconto de acordo com os valores medidos.

Desconto ou Prêmio:

De acordo com parâmetros pré-definidos em tabela, após executado análise é possível aplicar um desconto ou prêmio em peso ou valor.

Agora vamos trazer isso pra dentro do sistema SAP!!!

Mas o que é DPQS/PQPD?

DPQS – Discount Premium Quality Schedule

PQPD – Programação de Qualidade de Premio ou Desconto

Nada mais é que uma programação (tabela) de qualidade de prêmio ou desconto que nela são definidas características que irão ser analisadas para uma mercadoria, determinando valores aceitáveis e ranges de valores que irão definir se haverá um prêmio ou um desconto. Em outras palavras o sistema utiliza uma tabela PQPD para analisar a qualidade de uma carga, definir e determinar se um carregamento tem uma qualidade aceitável (dentro do padrão) ou se deve calcular os descontos ou prêmios relevantes para a operação.

Após o registro da análise dos resultados das características os descontos ou prêmios são aplicados após o processo de liquidação.

Para realizar o cadastro de uma programação é necessário seguir a seguinte estrutura:

Programação de Volume:

Na programação de volume iremos definir quais são as características aplicáveis em relação à volume, ou seja, é utilizado para determinar se uma quantidade de uma carregamento deve ser ajustado como base no valor de uma característica.

Nessa programação de volume você pode determinar o range de desconto que deseja aplicar:

Programa%E7%E3o%20de%20Volume

Programação de Volume

Pegando o exemplo acima, selecionamos a característica UMIDADE e nela determinamos que valores analisados de 0,00 à 14,09 não haverá desconto, já no range de valores de 14,10 até 14,59 haverá uma redução (desconto peso) de 0,75 % e por aí vai para os outros valores.

Programação de Valor:

Na programação de valor iremos definir quais são as características aplicáveis em relação à valor, ou seja, é utilizado para determinar se o valor de um carregamento deve ser ajustado como base no valor de uma característica.

Nessa programação de valor você pode determinar o range de desconto que deseja aplicar:

Programa%E7%E3o%20de%20Valor

Programação de Valor

Pegando o exemplo acima, selecionamos a característica SAFRA e nela determinamos que valores analisados dependentes de Safra terão um prêmio de acordo com o ano safra. Veja que no exemplo acima se eu tiver uma carga com a safra 19/20 o sistema irá aceitar essa carga e ainda irá aplicar um prêmio no valor de 0,04 BRL por KG. Isso pode ser definido também para haver um desconto de valor dependendo da característica à ser analisada.

A tabela de programaçãoPQPDé um dado mestre dentro do sistema, e antes de fazer a liberação do uso da tabela ou até após é possível fazer simulações para atestar que a tabela está se comportando de maneira adequada, para isso basta selecionar a opção deSimular PQPDe verificar se o resultado dos ajustes estão de acordo:

Simula%E7%E3o%20da%20programa%E7%E3o

Simulação da programação

Esta opção de simulação está disponível tanto para uma programação de volume quanto na de valor.

A funcionalidade da tabelaPQPDé essencial e de grande valor para operação, pois ela além de realizar todos os cálculos de ajustes de quantidade e valor ela permite uma operação com maior confiabilidade e segurança para o negócio, podendo já serem pré-definidas e associadas aos contratos deACM.

Assigned Tags

      Be the first to leave a comment
      You must beLogged on评论或回复帖子。